Crianças podem praticar corrida?

Pelas recomendações internacionais, desde que a criança tenha coordenação motora para tal (por volta dos 2 anos), a criança já deve brincar de correr, pois tem benefícios cardiovasculares, ajuda no desenvolvimento intelectual e motor, inclusive para a prática de outros esportes, além de ajudar na socialização e na capacidade de interação social.
Logo, podemos dizer sem medo de errar que a partir dos 2 anos, toda criança não só pode como DEVE correr ou usar da corrida para brincar de pega-pega, bandeirinha, entre outras brincadeiras lúdicas, além de ser estimulada a participar de corridas em forma de brincadeira na escola, na comunidade ou até mesmo com os pais.
No entanto, se pararmos para pensar em corrida como um esporte propriamente dito, seja no atletismo ou corrida de rua, que envolve periodização, deve-se ter um pouco mais de cuidado, por dois fatores principais, que são o risco para lesões e o desgaste psicológico, pois mesmo que acompanhado por profissionais especializados, ainda sim a criança pequena pode ter lesões sérias, além de não ter capacidade emocional para lidar com a pressão de fazer um único esporte de forma regular e competitiva.
Mas, se ao longo do tempo, a criança mantém a vontade de se desenvolver na corrida e gosta do esporte, o ideal é que a partir da puberdade (média de 10-12 anos), ela já possa iniciar um programa de treinamento específico para corrida com acompanhamento multidisciplinar.
Benefícios da Corrida
Desde que já tenham coordenação motora, crianças por volta dos dois anos já devem brincar de correr. Essa prática promove alguns benefícios, entre eles:
- Benefícios cardiovasculares
- Ajuda no desenvolvimento intelectual e motor
- Socialização e interação social
Desse modo, crianças devem ser estimuladas correr ou utilizar a corrida para brincadeiras como pega-pega, bandeirinha ou outras brincadeiras, na escola, comunidade até mesmo com os pais.

Importante se atentar
Para a corrida ou atletismo como esporte propriamente dito. É preciso ter um pouco mais de cuidado, por conta dos fatores de risco para lesões e o desgaste psicológico.
Portanto, essa prática deve ser acompanhada por profissionais qualificados e é preciso entender se é da vontade da criança realizar esse esporte e a partir daí iniciar um treinamento específico para a corrida.
👨🏻⚕️Texto do Dr. Leonardo Lima (@leonardolima.ped ), Médico Residente em Pediatria.
📚Referência: Krabak BJ, Tenforde AS, Davis IS, Fredericson M, Harrast MA, d’Hemecourt P, Luke AC, Roberts WO. Youth Distance Running: Strategies for Training and Injury Reduction. Curr Sports Med Rep. 2019 Feb;18(2):53-59.
Deixe um comentário